FRANCISCO DE ASSIS E OS MOVIMENTOS FRANCISCANOS

São Francisco de Assis tem uma história expressiva entre os acontecimentos de dois mil anos de franciscanismo. Muitos livros escritos sobre ele não esgotam a sua trajetória de vida e sua vitalidade que atravessa oito séculos. Ele fundou três Ordens, uma delas com a inspiração de Clara de Assis, e seus seguidores e seguidoras tornaram-se numerosos no Ocidente e no Oriente. A sua original proposta de retorno à pureza original do Evangelho e os rumos que estas Ordens tomaram não foi algo tranquilo.

Este livro procura analisar as características e perspectivas da experiência religiosa de Francisco de Assis e como os seus primeiros companheiros absorveram esta experiência. Sua Ordem e sua figura única e necessária foram a inspiração para muitos movimentos que daí nasceram. A questão é saber se conseguiram ser fiéis ao que registram seus Escritos e Fontes. Há um Francisco real e um Francisco construído no imaginário de muitos, e nos diversos “usos” que  fazem dele.

O Espírito de Assis transborda o mundo. Um Papa escolhe o seu nome. Ele é o nome da Pobreza, da Paz e do Planeta. Francisco de Assis é uma identidade espiritual e religiosa e gerou uma forte Fraternidade com este rosto: “A quem lhes perguntar de que profissão, de que regra, de que Ordem vós sois, respondei assim: Somos da primeira e principal regra da religião cristã, ou seja, do Evangelho, que é fonte e princípio de todas as regras”.

Querem saber mais? Leiam esta obra magnífica de Giovanni Miccoli, FRANCISCO, o santo de Assis na origem dos movimentos franciscanos, Martins Fontes/Selo Martins, São Paulo, 2013.

FREI VITÓRIO MAZZUCO

Comentários