Foi publicado mais um livro de Frei Dorvalino Fassini para os que amam o Franciscanismo, o título é: São Francisco de Assis, Chamado e Resposta. É uma edição do autor, e as encomendas podem ser feitas no seguinte endereço: Paróquia São Francisco de Assis, Rua São Luis, 607, Porto Alegre, RS, CEP: 90620-170, ou pelo e-mail: dorvalinofassini@gmail.com ou pelo telefone (51) 3219-5769.

Frei Dorvalino amplia o interesse pelo modo de ser franciscano que reacendeu após a eleição do Papa Francisco. Há muita coisa a ser reconstruída na vida, na humanidade, no mundo e na Igreja.

Os temas apresentados com profundidade mostram um Santo convocado à vida e a ser um modelo referencial para a humanidade. A busca de sua identidade humana, a doçura do encontro, o vencer-se a si mesmo, o diálogo com o Cristo de São Damião, a convocação do Evangelho. Mas gostaria de chamar atenção a um anexo que Frei Dorvalino faz a partir da página 177 do livro. Ele propõe a criação de GRUPOS DE SÃO FRANCISCO. Não é uma Ordem Franciscana Secular, nem um novo movimento de grupos religiosos, porém é retomar o jeito da Igreja de nascer nas casas, nos grupos apaixonados do cristianismo primitivo.

 Francisco de Assis sempre atraiu pessoas independente das Três Ordens que criou.  Tive a graça de ser convidado para escrever uma introdução a este anexo. Ali reafirmei a importância de criarmos Grupos de São Francisco para a formação do espírito, para uma escola de evangelização, uma forte vivência fraterna, encontro  criativo, multidisciplinar, interativo, com as Fontes Franciscanas e Clarianas nas mãos, mente e coração,  e assim  iluminar as práticas a partir de uma forte espiritualidade.

Acompanho há 26 anos um Grupo como este que se reúne duas vezes por ano em Agudos, e agrega mais de 80 pessoas. Ali se encontram com generosidade e alegria, se deslocam de toda parte do Brasil, para beber na mesma Fonte.  Há oito séculos este modo encarnado de assumir o seguimento de Jesus Cristo não apenas deu certo, como também gerou uma fé pura e fraterna, uma força que conduz e gera energia para ir mais longe ainda. Pertencer a um Grupo movido pela dinâmica desse espírito é como pertencer a uma grande família: a família de São Francisco de Assis, à família cristã e à família humana com mais decisão e inspiração.

Frei Vitório Mazzuco, OFM

Comentários