Mensagem de Natal

Alguém pendurou esperança em nossa miséria



Dezembro tem um ‘climão’. Aguça a sensibilidade a tal ponto que algumas coisas doem, outras impactam, algumas gritam. Podem pedir nos semáforos uma ajuda que desconfiados negamos em outros dias e meses do ano, mas os olhares suplicantes desta época evocam uma solidariedade que precisa ser despertada. Há presépios em todos os cantos dizendo que se do Oriente magos trouxeram presentes à um Menino que tinha o aplicativo da Estrela indicando rota, quem sabe não possamos chegar ao coração de alguém que pede no sinal, porque está no vermelho.

Vejo corpos tatuados como hierógrifos rupestres das cavernas primitivas. Se a alma e o coração não são vistos, é melhor marcar a pele; porém dezembro revela um Deus encontrado na Carne. Não seria melhor tatuar no ar das intuições e inspirações e depois deixar o corpo mostrar o que vem de dentro dos poros? Tem gente sem casa, sem lugar, sem crédito, sem noção e sem nada. É no meio disto tudo que Ele vem habitar entre nós para dar um jeitinho em tamanha falta de jeito. Amamos o tempo de Natal e enfeitamos os dias de cores e as trevas de luzes porque, afinal, Alguém pendurou esperança em nossa miséria. Uma árvore de plástico chinês substitui o pinheiro morto pela moto serra, mas vá lá, que uma bola colorida não substitua sementes nem os biomas! Se as interrogações dos corações valem apenas um e noventa e nove, ainda tem enfeite simbolizando a glória humana de parecer-se com um Deus, e isto não tem preço! Enquanto um jornal nacionalmente semeia a neura da realidade catastrófica, e revistas dizem que há época de crise, isto é, veja as publicidades de nossas páginas e editoriais manipulados; um Deus aparece, uma Mulher diz o mais importante Sim, um Espírito fecunda!  Apesar das estatísticas, Natal dá ibope sim, proclama quem é quem no divinizar a humanidade. O Menino Deus é a gramática que todo mundo entende sem precisar de analistas de plantão nos intervalos das notícias.

Escuto, leio, acesso e curto no facebook, até algumas amigas e amigos meus fazendo discursos políticos, ou melhor, ódios ideológicos vociferados com palavrões, xingando a mãe do juiz diretamente da arquibancada, já que todo mundo perdeu a cadeira cativa. Porém, prefiro o silêncio trêmulo de emoção sagrada que mostra que o Verbo se fez Carne no maior projeto de crédito total no humano. Mesmo assim não tinha lugar para nascer, foi conviver com boi e burro, fez a cama na varanda de um estábulo, chorou na manjedoura a dor de ter que aguentar um Herodes assassino capaz de matar crianças; um César Augusto fazendo recenseamento; portas se fechando e uma fuga para o Egito, um Deus migrou, mudou de lugar, e tanta gente aqui, apenas mudando de canal com o controle remoto do cérebro estatelado comodamente no sofá. Deus foi lá e brilhou, e mudou a conjuntura, sem grito, sem carro de som, sem boneco inflável e sem camisa verde amarela na rua. Resolveu onde tinha que resolver: a partir da sagrada família! O projeto de recuperar a convivência e não a conveniência de mercado. Deus foi lá concretizar um sonho de  pai que acredita em sonho e cuida do filho mais do que do carro, ouve a voz do anjo e não das postagens da mídia repetitiva, acredita na mulher parindo Vida Eterna, e vê que por detrás de todo desejo utópico há o tópico da realidade: a história é para quem sabe se encarnar, pra quem representa a memória da ânsia essencial e suprema da natureza humana: não sou cópia de produto, sou um Deus chegando para ensinar que identidade é espiritualidade e não partido político ou time de futebol.

Fim de ano tudo está cheio, ruas estão cheias, feiras, as lojas, o trânsito, filas, lotéricas, o saco do Papai Noel, as câmeras digitais, os selfies no colo do velhinho e todo mundo querendo chegar primeiro para ganhar alguma coisa.  Mas foi Deus quem chegou primeiro onde nós queríamos chegar: no coração das pessoas e das coisas. Aproveitou uma abertura infinita na plenitude dos tempos e veio. Mostrou que mesmo no vazio há espaço para o melhor de Deus e o melhor do humano. Não quis ser o esperado presente de amigo oculto, mas segredo revelado, desejado, prazer de eternidade, uma beleza e uma bondade profunda dada gratuitamente sem estipular quantia. Não precisou de prefeitura para iluminar a praça, mas mandou anjos cantarem na noite aos corações pastores com réstias de boa vontade, a seguinte verdade: o que ilumina a vida é chegar primeiro ao Mistério. Que ser homem e mulher é ser igual o Verbo que se fez Palavra, e mostrou o que é ser gente e Deus ao mesmo tempo, e que isto é Vocação para a Santidade e não programa vazio de pregadores gritando pecado, culpa e demônios para todo lado. Natal é graça! Chega de desgraça no horário nobre!  Horário nobre é dizer: é chegada a hora e é agora, o Reino do Céu está entre nós!  Não precisamos nos calçar de nenhuma cunha, Ele é o puro, o transparente, a Criança Eterna, o Emanuel, o Deus conosco!

No meio de tanta sombra obscura é preciso dizer: Feliz Natal! Feliz Renascer! Feliz Refundar!  Feliz começar de novo! Feliz Natal mundo! O Amor já estava presente no mundo em forma de obras do Criador e gestos de cuidado, todavia soltaram lama nos leitos dos que dormiam sossegados no povoado perto da barragem. Não se chorou muito os desaparecidos, mas o doce do rio que ficou turvo e as praias comprometidas em pleno verão. Feliz Natal para os que salvam as espécies! Principalmente os que se preocupam com a espécie humana. Feliz Natal para os que fazem novenas cantando e orando para a Luz verdadeira, a que ilumina toda a vida em todos os tempos. Feliz Natal para os que estão presentes lá onde está a verdade, porque de fofoca o wattsapp já está congestionado! O Menino Deus ajuntou num presépio a paisagem mais completa e a Boa Nova mais lúcida. Compartilhou a comunicação fraterna e não o controle da vida dos outros. Preferiu ser modelo e salvação para a alteridade, assumir o mundo e não o abandonar jamais.  Feliz Natal para os que amam o Filho de Deus como irmão maior, Deus imenso, eterno companheiro que veio morar junto.  Feliz Natal para os que sabem que ele é sacramental, que é Palavra Sagrada, tudo repartido como precioso presente.

Feliz Natal para os que levantam de madrugada e vão lá conferir na minha linha do tempo onde estou e com quem estou! Obrigado por se preocuparem comigo! Mas saibam que é muito bom estar onde o Verbo se fez Carne; que é muito bom estar no Bosque de Greccio onde não tem sinal de internet, mas sinal do céu! É muito bom estar totalmente aqui onde Ele veio, com endereço de Belém, em Nazaré, no sentido que explode para dentro e implode sentidos para fora. É bom saber que é bom estar onde Deus diz: eu te amo! É bom estar onde Francisco de Assis andou graciosamente tocando violino em galhos secos para acalmar o lobo de Gubio. Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Desculpem as muitas palavras, mas agora preciso ir contemplar a cidade, doar um livro, fazer prece, pensar nos que pensam a Paz e o Bem, enfim, fazer um atentado poético!

Fr. Vitório




Comentários