2012: MAIS UM JUBILEU DE SANTA CLARA!

Neste ano quero escrever um pouco mais sobre Clara de Assis aqui no meu blog. Ela é a escondida Santa Medieval que sempre está no centro das atenções. A história não passa indiferente a Clara de Assis. Tanto ela como Francisco de Assis são modelos humanos inspiradores para um modo de existir no mundo. Santa Clara é a mulher dos passos decididos, da busca radical do Amor, de viver em silêncio e no mais livre privilégio de não ter bens materiais por possuir o Essencial que satisfaz o coração humano. A mulher que simplifica a vida e cuida da vida comum como mãe e irmã zelosa.

Modelo de conversão verdadeira, isto é, não só mudar de mentalidade, mas mudar de lugar; Clara saiu do palácio e do status de dama nobre e foi morar no Evangelho. Quando se passa para o lugar do Evangelho, toda a casa da existência tem uma nova reconstrução. Quer ser seguidora do jeito de Francisco, mas ambos encontram um modo próprio; ele sai itinerante pela casa do mundo; ela permanece cuidando do que a casa tem de mais profundo: alicerce, inspiração, convivência, proximidade, silêncio, inspiração original, fé viva, fraternidade que transforma, pobreza como ética, estética e coerência.

Para nós, acelerados e consumidores modernos, é complicado pensar que alguém renuncie tudo e vá viver num mosteiro. Esta proposta de vida não é negação nem anulação, mas é a natural liberdade de quem abraça bens superiores. Nós entendemos de bens efêmeros que preenchem nossas necessidades imediatas. Clara entende de desejo, de coração feliz, pleno, realizado. Ama o Amado, o Deus Pobre e Simples. Renuncia a fama da corte de Assis e assume ser feliz, não por um momento, mas por toda vida. E neste ano é isto que estamos comemorando: Oitocentos anos de uma vida encantadoramente feliz! Oitocentos anos de passos ligeiros rumo a um novo modo de vida. Há 800 anos muitos achavam que isto era loucura... estavam enganados! Era uma lógica de Amor que se chama Vocação!

Comentários

Adriana disse…
Frei Vitório, que maravilha começar o novo ano com uma reflexão sobre as escolhas de Clara de Assis a 800 anos atrás, que de alguma forma poderão nos inspirar na experiência Francisco-Clariana no nosso tempo. Abraço, em Cristo e com Francisco e Clara ao nosso lado,
Adriana
Adriana disse…
Frei Vitório, ótimo começar o ano com uma proposta de reflexão sobre Clara de Assis que certamene nos inspirará após 800 anos a caminhar com mais tranquilidade e sabedoria, em meio a tanto corre corre e estímulos intensos, porém nem sempre de qualidade. Abraço fraterno e com grande admiração. Adriana