O lugar da Mística da Resistência

O Centro Franciscano de Luta contra a Aids faz 15 anos amanhã (03/8).

A Mística, para muitos, é o último recurso para resistir numa situação de limite, de abandono, de sofrimento, de incertezas. Nesta hora é preciso encontrar lugar e pessoas que se encontram par ajudar a deixar transparecer a esperança, e se houver dor, achar o lugar da superação da dor. É o resgate do sentido heróico da existência. A mística traz o heróico e o heróico é a persistência na resistência. É assim que a ordem surge no meio de quase um caos. A Mística da Resistência aproxima pessoas. Na ecologia é resistir qualquer destruição da natureza; nas relações humanas é resistir a qualquer abandono e falta de cuidado pela vida. O Cefran, nestes 15 anos é o lugar desta Mística da Resistência. Ele tem força histórica moral e argumentação moral suficiente para dizer do verdadeiro lugar fraterno.

Ali transborda a energia do Amor. Ali está um manancial de cuidados que geram esta misteriosa capacidade de ser gente vencedora. Como é bom unir pessoas sensíveis às dores dos outros. É o lugar privilegiado do mais valioso encontro, o lugar da irmandade e da fraternidade. Este lugar é pura transparência de uma verdade: na dor da criatura humana, abraçada e curada, transparece algo muito grande, essencial; transparece ali uma finitude abraçada pelo Infinito. A fragilidade amparada pela potente energia do Amor gera um humano novo e forte! Parabéns Cefran! Parabéns pelos seus 15 anos em ser fonte de calor humano, proteção, companhia nas horas importantes, ação coletiva, jeito raro de ser partilha, dedicação, doação, generosidade, simplicidade, alegria, serviço, solidariedade, comunhão, lágrimas, festa, voluntariado, máximo cuidado.

Parabéns por concretizar de um modo tão evidente aquela mensagem inspirada no jeito franciscano de viver: “Pois é dando que se recebe!"

Comentários