VIRTUDES A PARTIR
DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA - VI

Mudar conceitos para mudar a nossa maneira de ver as coisas


CORAGEM: Vem do latim COR+AGERE, aquele que age com o coração. Sua ação vem de um impulso da segurança interna. Tem o medo dominado e não precisa de subterfúgios (como armas, por exemplo) para fazer valer o seu poder e seu domínio. É aquele que está no domínio do próprio poder.

GENTILEZA: Vem de gen, isto é, que tem um bom gen, bem nascido, bem educado, bem criado. Gentil. Que tem boa verve.

HEROÍSMO: Pessoa que por seu conjunto de valores e virtudes é protagonista de atos que transformam para o melhor vencedor (a) pelas qualidades. Herói é aquele que está dentro do limite e o carrega. É a mística da resistência. Para o herói não há indecisão. A indecisão é o espírito não madurecido para dialogar com a vida.

SEGREDO: Não é contar ou não contar; mas é apreço; isto é, esperar a pessoa certa para revelar. Segredo é comunhão de vida,alma e palavras.

CARIDADE: Conceito cristão para a prática do Amor. É o Amor feito obras, gestos concretos de atuação.

PRAZEROSIDADE: É fazer valer o desejo; a orientação íntima do querer. É escutar mais os desejos. Se escuto os meus desejos atravesso os medos e atinjo uma identidade pessoal mais tranqüila. Desatar nós para que as energias da vida possam circular. O que passa pelo coração se transforma em amor.

PRUDÊNCIA: É a pessoa que age com muita moderação, sem precipitação. Pessoa cautelosa, comedida, atenta e que evita ocasiões de erro. Sensatez.

Continua amanhã

Comentários