Frei Prudente Nery OFMCap


Semana passada, entre os dias 19 e 20 de junho fomos surpreendidos com a morte prematura de Frei Prudente Nery. São estas peças que a vida prega na gente e ficamos estupefatos, sem palavras, naquele silêncio reverente diante da vida e da morte, tentados pelo absurdo. Conheci Frei Prudente em Petrópolis, entre 1974 e 1979, nos corredores e, salas e Aula Magna do Instituto Teológico Franciscano.

Éramos 103 frades estudantes plenos de vida, sonhos e pensamentos. Ele era um estudioso sério e leve ao mesmo tempo. Nele, a Teologia, Filosofia e Poesia eram uma coisa só. Músico, pensador e artista se aninhavam ali numa harmoniosa mescla de canções, palavras e simpatia. Lúcio Eutásquio, Benedito de Paula, Prudente Nery, Ildeu Magalhães, Marcos Montagnoli marcaram minha vida assim como nossos mestres de então.

Talvez não guardei tudo da Filosofia e da Teologia, mas estes nunca mais saíram da minha alma. Grudaram ali para sempre numa mistura de Mircea Eliade, Drummond, Boff, Buzzi, Heidegger, Chuang Tzu e Minas Gerais. Este grupo foi o primeiro e autêntico Clube da Esquina que eu conheci. Toquei muito violão com eles e me quedei tiete a ouvi-los. Naquela época, éramos uma juventude danada de coisas sadias e "pensamento que pensa".

Prudente Nery era um silencioso líder nosso. Não digo guru, porque ele sempre abominou isso, mas que ele tinha um jeito, uma palavra, uma vida diferenciada, ah! Isso ele tinha. Seu jeito terno e sua fala mansa já antecipava o grande filósofo, poeta, teólogo e cantador que ele se tornou. Seus textos fecundos sempre ficaram escondidos como ele, mas quando vinham à luz...que Luz!

Original, criativo, surpreendente, místico. Hoje, Prudente se juntou ao Hermógenes Harada. O Franciscanismo, aqui na terra, perdeu dois grandes pensadores, mas o céu ganhou bons Seminários de Fenomenologia do Espírito.

Sempre garimpei as palavras, textos e pensares de Prudente Nery. Um dia, Irmã Iriete Lorenzetti, anotou falas de Prudente numa rara aula. Ajuntei estas e outras pérolas de sua fala.

Divido aqui com vocês num raro e inédito momento de um poético pensar Prudente:

Podemos renegar a Jesus... mas a melodia de nossa voz trai que estivemos próximo dele.

Só os Anjos conseguem, na sua delicadeza, arrancar a pedra dos corações tristes.

As estrelas do céu nos dizem mais dos mortos do que uma sepultura. Procure entre as estrelas aquele que está mais próximo de você que antes.

Para todos aqueles que tem o coração em Deus, a morte é um dormir em seus braços.

Não existe morte, mas uma transposição de muros.

É sempre o Coração que primeiro percebe as verdades essenciais da vida.

A vida só é possível à luz da fé... abrindo as paredes do medo.

O mais perigoso é ficar e morar nas garras do medo. É preciso sair para fora. Olhando nos olhos do risco. A vida é cheia de riscos.

É mil vezes melhor perder a vida do que enterrá-la na sepultura do medo.

Por mais que caiamos na vida, nunca cairemos mais fundo do que nos braços de Deus.

Na frieza de nossa vida também habita Deus.

O ser humano não é perverso em si mesmo, apenas desajeitado. É alguém de coração ferido.

A graça se compõe no chão da natureza, e faz com que ela mostre todo o seu vigor.

Não se prenda ao que está à direita ou à esquerda. Olhe para frente e siga Jesus.

É impossível instaurar qualquer paixão por alguém, se não nos apaixonarmos pelo mesmo que esta pessoa ama.

Francisco sentia Jesus Cristo como sua alma gêmea.

Do rosto de Jesus retiramos a Beleza de nossa vida.

Existe só uma forma de se falar de Deus para a Humanidade: quando nas asas de nossa fala, transportamos o humano para Deus.

O vinho e o pão tem o sabor da ausência Daquele que agora é mais presente.

Ter fé é não acreditar que somos filhos de um pai e de uma mãe, mas do gracioso encontro do Finito e do Infinito, da Mãe Terra e do Pai Céu.

Cada filho que nasce é filho da virgem Mãe Terra, útero que se abre e fecha a cada vez.

“A obra de arte é uma mentira que nos faz ver a mais profunda verdade das coisas”, este pensamento é de Picasso, mas como gostaria que ele tivesse vindo das minhas entranhas.

A moral consegue muitas coisas, só não consegue abrir as portas do coração.

O diálogo só acontece quando quebramos nossos preconceitos e pisamos na terra do outro.

Quem faz a experiência do Amor sabe ter limites.

Quem está em paz sabe muito bem o que deve fazer.

Mendigos somos quando refletimos e deuses somos quando sonhamos.

É mais nobre enfrentar a morte de cabeça erguida do que ficar no matadouro de cabeça baixa.

A bondade é muito frágil diante dos bombardeios da vontade.

Tudo o que cair sobre a pedra se quebra, mas se deixar ela cair sobre si, sentirá o peso de ser esmagado.

As pessoas que mais precisam de ajuda, mais temem ser ajudadas.

É possível matar a vida do humano, mas não é possível trancar o coração de Deus.

É mais nobre morrer por uma causa do que por acaso.

Não sei que acaso levou Prudente para a Eternidade. Só sei que suas palavras ficarão para sempre em nós, do mesmo jeito que cantávamos os "Fragmentos de uma Canção quase Rude":

“Sê no teu modo como a onda calma... Quem vem na praia e despedaça e só. E traz na crista o quem lhe vem lá d’alma. E deita areia sem pensar sem dó. Se ave pois que vida toda voa. E a tarde vem ao ninho pra dormir. Se alguma coisa assim à toa, que tão inútil deixa de existir... Sê noite, sê luar e sê mais nada... ou pedra ou terra onde o frio habita...”.

Só sei Prudente que você permanecerá aqui como esta onda calma...

Comentários

Há alguns anos tive contado com dois textos de Prudente Ney e fiquei encantada, enamorada por sua simplicidade e profundida.
Ele coHnsegue voar e pousar no âmago de nossa alma. Sempre na Semana Santa gosto de reler seus textos e hoje resolvi pesquisar um pouquinho sobre ele. Fiquei surpresa e triste por saber que não está mais no nosso meio, mas como ele mesmo diz "Jesus vive e viverá eternamente, assim como todos os que deste mundo se foram, pois a vida é de Deus e, como Ele, eterna." Sirlene - Pirapora - MG