CONTRA A FOME E A MISÉRIA


O nosso inesquecível sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, falecido em 1993, é um dos nossos heróis na luta pela cidadania, na liderança de um movimento contra a exclusão, contra a fome. Diz Betinho: “A fome é exclusão. Da terra, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de degredo moderno ou de exílio”.
Quando convocou o nosso povo para a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, Betinho não queria um efêmero entusiasmo solidário, mas que, a partir de gestos pessoais ou comunitários, nos comitês e em todas as iniciativas as pessoas ajudassem a alimentar famintos e percebessem os problemas sociais.
Betinho alimentou também a nossa consciência.
Texto publicado na Folhinha do Sagrado de 2004

Comentários

Unknown disse…
Frei Vitório,

Excelente texto. Realmente Betinho foi um grande homem.

Mesmo depois de sua morte a Ação da Cidadania continua seu trabalho de luta contra a miséria.

Abraços, Norton Tavares.

www.acaodacidadania.com.br
http://blogemacao.com
www.youtube.com/acaodacidadania
Anônimo disse…
Hoje, em entrevista na rádio CBN, o prof. Leonardo Boff, nos lembrava da ecologia social. A fome, a exclusão e a injustiça fazem parte desta dimensão da ecologia. Distribuir com justiça os recursos, bem como aqueles que a Mãe Terra nos disponibiliza é o sonho daqueles que lançaram o seu olhar para aqueles que nada tem. Que bom que temos Betinho, como modelo de homem que soube olhar para o próximo!
Belo texto, Frei Vitório.